A Falta de Foco e as 12 Diferenças entre os que Sonham e os que Fazem
FOCO.
Aliás, falta de FOCO.
Acredito que esta é a dificuldade número 1 que todo mundo enfrenta para alcançar resultados em seus projetos pessoais e profissionais.
Recentemente eu descobri um livro chamado 80 / 20 Sales and Marketing: The Definitive Guide to Working Less and Making More , de Perry Marshal.
Este livro está me fazendo enxergar não apenas Marketing e Vendas, mas enxergar O MUNDO de forma diferente.
Embasado no Princípio de Pareto, que de forma simplificada significa que uma pequena parte dos seus esforços são responsáveis pela maior parte dos seus resultados, por exemplo:
- 20% dos seus vendedores são responsáveis por 80% do seu volume de vendas (ou seja, talvez sua equipe possa ser reduzida e os melhores vendedores mais valorizados)
- 5% dos seus clientes são responsáveis por 67% do seu faturamento (veja que a soma não precisa dar 100%, pois são medidas diferentes: quantidade de clientes x faturamento)
- 10% dos seus anúncios Google são responsáveis por 70% do tráfego que você atrai para sua página (você só vai descobrir isso medindo. Os anúncios de desempenho ruim estão gastando seu dinheiro à toa!)
- 15% das atividades que você realiza no dia são responsáveis por 90% do seu rendimento (o restante você poderia delegar e ficar mais livre!)
Perry Marshal nos ensina a FOCAR NO QUE REALMENTE IMPORTA, e eliminar (ou pelo menos, minimizar) esforços em todo o resto.
Deste então acompanho tudo o que ele escreve (inclusive comprei outro livro dele sobre Google AdWords muito bom), e tenho buscado colocar em prática seus ensinamentos. Três exemplos:
1. Mentoria Premium
No final do ano passado eu estava pensando em começar a fazer consultorias em Marketing Digital.
Seguindo o princípio 80/20 e os conselhos do livro, ao invés de fazer 10 consultorias de R$500 eu resolvi abrir apenas 1 vaga de R$5.000.
E deu certo.
2. Copywriting Direto ao Ponto
Várias vezes eu já declarei aqui no M4N a minha paixão por Copywriting, eu queria criar um conteúdo gratuito de qualidade (em português, o que é difícil de achar!) para disseminar o que tenho aprendido. Só que eu vivia adiando.
No início deste ano eu dei FOCO TOTAL nesse projeto, e até por isso a frequência de posts aqui no blog caiu.
O resultado: O curso Copywriting Direto ao Ponto: 4 aulas gratuitas com exercícios práticos (e vários bônus) e sem enrolação, pra vocẽ aprender a escrever as palavras que direcionam Ação.
3. Oceano Azul Summit
Alguns dos meus alunos sugeriram fazermos um evento em Salvador no primeiro semestre deste ano.
Ao invés de pensar em um evento grande e barato pra muita gente (o que dá um trabalhão de organizar e só se paga quando conseguimos preencher muitas vagas ou conseguimos patrocínio), resolvi fazer um evento único para apenas 12 a 18 pessoas em um lugar paradisíaco.
Chamei meu irmão e estamos organizando o Oceano Azul Summit para maio de 2016.
Moral da História
Nos 3 exemplos que mostrei a ideia é a mesma. Conseguir melhores resultados com menos esforço.
Pode parece coisa de preguiçoso, e de certa forma é.
Já imaginou se você pudesse conseguir dobrar seus re$ultado$ trabalhando 3 vezes menos do que precisa hoje?
Sobraria tempo para você se dedicar a fazer coisas que realmente gosta, seja viajar, ficar com a família, iniciar novos empreendimentos, assistir filmes ou simplesmente ficar sem fazer nada.
Acredito que isso é possível, se começarmos a adotar o princípio 80/20 na nossa vida dar FOCO no que realmente importa.
Achei o assunto tão fascinante que comecei a ler o mesmo livro que influenciou Perry Marshal, fica também essa dica pra você: O Princípio 80/20. Os Segredos Para Conseguir Mais com Menos, de Richard Koch.
A grande verdade que eu tenho aprendido é que é que a gente se distrai demais, tenta fazer muitas coisas em paralelo (e atrasa tudo!), reclama que nunca tem tempo pra a nada e perde um tempo ABSURDO fazendo coisas irrelevantes.
E passa mais tempo SONHANDO do que FAZENDO a coisa certa.
A segunda parte desse post é uma tradução/adaptação minha de um post fantástico chamado Wannabes vs. Real Entrepreneurs, do próprio Perry Marshal.
Você é um SONHADOR ou FAZEDOR? Faça sua auto-análise logo abaixo e perceba que os #fazedores FOCAM naquilo que realmente importa.
12 diferenças entre aqueles que sonham e aqueles que fazem
1. Sonhadores são obcecados por ideias. Fazedores são obcecados por implementação.
2. Sonhadores querem mais tráfego para seu site na web. Fazedores se concentram em conversão de vendas.
3. Sonhadores focam no pensamento positivo. Fazedores criam um plano para múltiplas contingências.
4. Sonhadores querem aparecer na TV ficar famosos. Fazedores constroem a sua lista de e-mails e criam relacionamento com as pessoas que estão nela.
5. Sonhadores querem um plano perfeito. Fazedores executam e ajustam o plano na sequencia.
6. Sonhadores esperam pelo seu momento de sorte. Fazedores executam quatro, cinco, seis planos em conjunto, apostando que pelo menos um deles irá decolar.
7. Sonhadores tem medo de parecer estúpidos na frente de seus amigos. Fazedores assumem de bom grado o risco de fazer papel de bobos, sabendo que o sucesso a longo prazo é um boa troca pela eventual perda de dignidade em curto prazo .
8. Sonhadores protegem suas ideias preciosas da dura realidade, adiando o veredito do sucesso ou fracasso até “algum dia”. Fazedores expõem suas ideias ao escrutínio rigoroso tão logo seja razoavelmente possível.
9. Sonhadores adiam a prática de basquete até que tenham tênis Air Jordans. Fazedores praticam descalços atrás da garagem.
10. Sonhadores acreditam no que os outros dizem e acreditam nas suas próprias suposições. Fazedores pesquisam e descobrem os caminhos que já foram trilhados.
11. Sonhadores acreditam que podem fazer qualquer coisa. Fazedores fazem o que tem mais talento e delegam o resto.
12. Sonhadores pensam sobre o mundo em termos de PODERIA e DEVERIA. Fazedores pensam em termos de É e PODE SER.
E então? Quer deixar de ser um SONHADOR para ser um FAZEDOR?