AULA ON-LINE 100% GRÁTIS

Como Ser Pago Para Criar e Vender Seu (Info)Produto do ZERO Em Até 30 Dias SEM Cair na Conver$a dos “Gurus” do Marketing Digital

Assista a aula gratuita e receba um Incentivo Especial para você iniciar hoje mesmo!

4

Que tipo de Marketing você quer aprender?

E aí, blz?

No primeiro post nós conversamos sobre a importância de Começar Pelo Porquê.

No final, eu te deixei uma Call To Reflexion (CTR): Criar a sua lista de respostas à pergunta “Por que você quer aprender marketing?”.

Bem, hoje vamos trabalhar a sua lista com a ajuda de 2 caras: Jim Collins e Philip Kottler.

Para isso, vamos dividir o post em 2 seções:

1) Que tipo de Marketing você quer aprender?

Segundo “o papa” Philip Kottler, essas são as 3 versões do Marketing:

  • Marketing 1.0 é centrado em Vender Produtos. iniciou na época da revolução industrial e foi até a década de 90, por isso as mensagens de marketing enfatizavam demais as suas especificações técnicas. Vender muitos produtos para muita gente, era o objetivo principal.
  • Marketing 2.0 vem com o foco no Consumidor, em satisfazer suas necessidades. A mensagem de marketing vem para conquistar e reter clientes, considerando que são indivíduos com coração e mente. Diferenciação e posicionamento do produto e da empresa, com o apoio da tecnologia da informação. A maioria do marketing  feito atualmente está nesta versão, a mesmo desde 1990.
  • Marketing 3.0 é guiado por Valores. Inaugura a era do marketing centrado no ser humano. O mercado enxerga o consumidor como um ser completo: coração, mente, espírito. A colaboração muitos para muitos tem papel fundamental e o objetivo maior é fazer um mundo melhor.

livromkt30

No vídeo dos 7 erros eu dei bastante ênfase na oferta de valor, na transformação que seu produto ou serviço vai causar na vida das pessoas, nos benefícios, nos resultados. Não foi por acaso.

É uma missão quase impossível resumir o livro de Kottler em 3 parágrafos, então se você quiser saber mais pode ler o livro ou encontrar algum resumo na internet. Achei esse artigo que resume bem os conceitos principais.

Aqui no Marketing4Nerds a gente estará sempre buscando o Marketing 3.0.

Se este é o marketing que você quer aprender, vamos nessa!

——-
Nesse ponto, talvez você esteja achando esses posts iniciais meio chatos, parecendo “auto-ajuda”…

Eu vou entender se você quiser ignorar esse início (embora ainda ache que o investimento vale a pena), esperando a parte técnica e a “mão na massa” que nós nerds adoramos.

Eu prometo que quando chegar essa hora eu vou procurar deixar bem claro no título do post.
——

2) Você já encontrou seu Porco-Espinho?

Por mais que a raposa arme quatrocentas formas de “papar” o porco espinho, ele simplesmente se estufa na “hora H” e põe seus espinhos pra fora. Sempre ganha.

Jim Collins nos mostra a moral da história: As “Empresas Feitas Para Vencer” (o nome do seu livro) buscam a mesma simplicidade. Encontram a sua “estratégia porco-espinho” e se mantém fiéis a ela. Essa é uma das chaves do sucesso.

O que eu estou sugerindo é que tente encontrar o seu “porco espinho” antes de sair experimentando a “a melhor nova técnica ou ferramenta de marketing digital da última semana”.

fox-n-hedgehog

Como é que você vai encontrar a sua verdadeira motivação, o seu propósito, algo que você se enxergue fazendo daqui a pelo menos 5 ou 10 anos?

Normalmente a gente recebe um desses dois conselhos;

A) Escolha aquilo que você ama

B) Escolha aquilo que dá dinheiro

Eu não vou cair nesse clichê.

Vamos seguir a dica de Jim Collins e buscar A Interseção dos 3 Círculos:

Encontre algo que você tenha paixão por fazer E que possa te dar uma boa remuneração E onde você possa ser o melhor do segmento.



É claro, pode ser que seu objetivo não envolva os 3 círculos.

Você pode querer usar marketing em projetos sociais ou se contentar em ser apenas mediano ou ainda não se incomodar em fazer algo que não é apaixonado. Se está confortável com isso, tudo bem!

Mas é fundamental que você tenha consciência das suas escolhas!

Você pode cair em uma dessas 3 situações (copiei e adaptei o texto de um artigo da Exame)

  1. Se você ganha muito dinheiro fazendo uma série de coisas nas quais jamais será o melhor, será no máximo bem-sucedido, mas não o maior nem o melhor.
  2. Se você se tornar o melhor em alguma coisa, jamais poderá se manter no topo se não tiver paixão intrínseca pelo que faz.
  3. Você pode ser totalmente apaixonado pelo que faz, mas, se não for o melhor, ou se não tiver o retorno financeiro que deveria ter, você simplesmente se divertirá, mas não terá grandes resultados.

(Essa questão de ser “o maior” ou ser “o melhor” é um meio controversa. Num próximo post vamos falar disso juntos com o “pai da estratégia” Michael Porter)

Enfim, agora eu faço duas novas CTR:

>> Como é que está HOJE a interseção do seu 3 círculos? <<

Você faz o que ama? É bem remunerado por isso? É reconhecido pelo que faz?

>> Como é que GOSTARIA QUE FOSSE a interseção do seu 3 círculos? <<

O que mais te incomoda hoje? Está ganhando pouco? Insatisfeito com o chefe? Gostaria de ter mais liberdade? Está subutilizado?

—–
Agora eu peço licença para contar rapidamente a minha história. Em meados de 2010 os meus círculos estavam aparentemente beleza, mas aconteceram algumas coisas tanto no profissional quanto no pessoal que me tiraram da “zona de conforto”. Em outras oportunidades falo mais sobre isso.

Não sei se foi a crise antecipada dos 40 anos (que fiz em dez/13), mas o fato é que a partir dessa “ruptura” eu comecei a me questionar, buscar trabalhar meu modelo mental para encontrar alternativas. E ficar mais atento às oportunidades.

Daí surgiu a empresa que abri com meu primo, a banda Os Normandos que comecei a (tentar) compor e tocar, um investimento bem grande em leituras e, mais recentemente, o Marketing4Nerds. Uma revisão completa das minhas prioridades

Vou te revelar o “porco espinho” que eu defini (descobri?) pra mim: “Provocar (positivamente) as pessoas, tentar ajudá-las a sair da zona de conforto e buscarem mudar de patamar. Ter um ou mais negócios ligados a esse propósito, de forma a que eu possa ter liberdade para trabalhar com quem, quando, onde e no que eu quiser. E ter tempo para curtir a família e a vida HOJE, e não quando eu me aposentar.”
—–


Voltando,e já concluindo, vou deixar mais um “dever de casa” pra você:

Agora que você já conhece o conceito de Marketing 3.0, sabe da importância de focar na oferta real de valor em benefício das pessoas, e também sabe que deve mapear o seu círculo atual e futuro, já ficará mais fácil:

>> Passar a sua “lista da razões” na peneira e definir o seu porco-espinho <<

Deixe só o que tem a ver com as suas projeções pro futuro. Depois veja o que sobrou.

Estes são os seus PORQUÊS, o KNOW WHY do “Golden Circle” que falamos no primeiro post.

ATENÇÃO: Você vai revisitar (ou refatorar, como eu gosto de chamar) muitas  vezes a sua lista e a sua definição de porco-espinho. Faça isso quantas vezes for necessário, vai ser muito saudável.

É daí que vão surgir suas ESTRATÉGIAS DE MARKETING, suas METAS, seus PLANOS, seu NICHO DE ATUAÇÃO. Sabendo onde quer chegar, você vai ser capaz de definir O QUE FAZER (KNOW WHAT) o caminho vai ficar muito mais fácil e prazeroso.

E finalmente vamos poder te mostrar algumas formas de COMO FAZER (KNOW HOW).

Ufa! Parabéns e obrigado por ter chegado até aqui!

No próximo post vamos conversar um pouco como você pode se ORGANIZAR para dedicar tempo aos desafios que tem pela frente.

E lembre-se: seu feeedback é muito bem-vindo! Seja para sugerir, criticar ou até apenas desabafar, conte comigo.

Grande abraço!

Compartilhe

GOSTOU DO POST?

Então tá na hora de entrar em campo e AGIR! Só estudando você não chega a lugar nenhum.

Clique no botão e vou te ensinar o PRIMEIRO PASSO que você precisa para vender pela internet.

Serge Rehem
 

Sou analista de sistemas e fundador do Marketing4Nerds e Escola Bitcoins, apaixonado por aprender, praticar e disseminar conhecimentos de formas simples, objetiva, didática e sincera. Diferente de muitos "gurus" por aí, não acredito nem vendo o sonho de "ganhar dinheiro fácil até dormindo". Gosto ensinar coisas complicadas de um jeito simples, para que todo mundo entenda.