QUER CONSEGUIR CLIENTES?

Crie uma Legião de Fãs pela internet e aumente suas vendas. Isso não é sonho, é estratégia.

Assista vídeo gratuito e receba um incentivo especial para você dar seu primeiro passo hoje mesmo!

Marketing de Conteúdo: Será Que Vale a Pena?

Tenho vários anos blogando no JavaBahia, no Bazedral e em meu blog pessoal, mas depois que eu comecei a estudar marketing digital eu acho que subestimei a importância do marketing de conteúdo.

Em parte foi porque eu percebi que estava fazendo tudo errado.​ E que eu não sabia NADA de marketing e muito menos de vendas.

Talvez por isso eu tenha criado uma imagem preconceituosa​ de quem acha que "esse pessoal de marketing de conteúdo tá muito mais preocupado com métricas de vaidade, com produzir aleatoriamente muitos textos e videos, por fazer firulas nas redes sociais para ganhar likes em fotos de gatinhos manhosos, mas não sabem como ensinar a vender usando as estratégias e recursos mais modernos de marketing digital".

Em outras palavras, eu achava que eles eram focados demais no conteúdo, e não estavam trabalhando bem estratégias de conversão, e-mail marketing, funis de venda, copywriting, fórmula para lançamentos de infoprodutos, enfim, tudo o que venho estudando e compartilhando aqui no Marketing4Nerds.

Recentemente eu percebi que eu estava REDONDAMENTE ENGANADO.

Os BONS PROFISSIONAIS de Marketing de Conteúdo sabem combinar bem tudo isso, EU É QUE não estava percebendo.

Eu comecei a prestar mais atenção em profissionais e conteúdos focados em Marketing de Conteúdo (veja dicas lá no final) e a minha conclusão é que SIM, MARKETING DE CONTEÚDO VALE A PENA!

Ele vale  MUITO MAIS A PENA se a gente souber combinar excelentes conteúdos de extremo valor com outras estratégias focadas em CONVERSÃO. Essa é uma combinação imbatível.

Eu estou entendendo que esta combinação poderosa é quem vem sendo chamada atualmente de INBOUND MARKETING, mas isso fica para outro post porque ainda preciso apender um pouco mais pra evitar falar besteira. Curioso? Assista esse vídeo do Bruno Pinheiro falando sobre o tema.

Bom, reconhecendo que ainda sou um bebezinho no assunto Marketing de Conteúdo, convidei Leandro Rehem, meu irmão e mentor nessa empreitada de Marketing Digital. Ele é dono da LeWay Marketing de Conteúdo.

Nada melhor do que um especialista para compartilhar com a gente um pouco da sua experiência.​

Leandro Rehem (LeWay) fala sobre Marketing de Conteúdo

O texto abaixo é da autoria de Leandro Rehem, que merece todos os créditos, além do nosso agradecimento 😀

O que é marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que usa conteúdo para atrair, conquistar a confiança e gerar vendas. Ele é utilizado para servir como isca para o seu público alvo, gerando informação relevante, criando um relacionamento saudável, e ampliando a presença da sua marca.

É preciso saber o que o seu cliente quer, que problema ele tem, e oferecer a solução certa para atingir seus objetivos. É fundamental saber atrair a atenção do consumidor, que não tem tempo a perder, que mudou a sua forma de interagir com as marcas, e o conteúdo relevante é a estratégia certa para isso.

Essa estratégia inicia em definir exatamente o seu público-alvo, criar canais para a publicação e o relacionamento, e gerar conteúdo, em seus diversos formatos, para entregar valor e educar, gerando valor e virando uma autoridade no assunto. Tudo isso usando estratégias de conteúdo, táticas de conversão, e monitorando todo o processo.

O que não fazer no marketing de conteúdo?

  • Deixar de definir a persona ou público-alvo e atirar para todos os lados
  • Fazer conteúdo focado no que você acredita que é melhor
  • Não gerar valor, não compartilhar conhecimento
  • Ser técnico demais, sem alma, sem emoção
  • Esquecer o Google
  • Fazer posts patrocinados sem uma campanha planejada
  • Não usar as palavras chaves de seu negócio

Os 7 primeiros passos no marketing de conteúdo:

1 - Tenha um canal de comunicação (Site, Blog, Canal de Vídeo, etc, escolha!)
3 - Defina seu público e entenda o que ele quer
4 - Planeje seu marketing de Conteúdo
5 - Escolha as ferramentas certas para sua gestão
6 - Escolha e crie os formatos de Conteúdo (Posts, Ebooks, Vídeos, Matérias, Podcasts, Infográficos, etc)
7 - Publique e Promova nas Redes Sociais!

Porque fazer marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é a melhor estratégia de marketing digital do momento. É a ponte entre tecnologia e vendas. A estratégia de marketing de conteúdo é convincente para todas as empresas e marcas. Mas essa mudança para ênfase no conteúdo cria uma área nova para muitos comerciantes experientes. É necessário um novo conjunto de habilidades. O marketing mudou o foco do produto para o consumidor. O marketing de conteúdo quer conversar, que propor soluções, resolver os problemas. É o caminho!

Léo Rehem
LeWay

PARA SABER MAIS

A primeira dica é o novo e-Book de Henrique Carvalho, do sempre excelente Viver de Blog: MARKETING DE CONTEÚDO PARA INICIANTES. Foi depois que baixei e li este livro que tive a iniciativa de publicar esse post.

A dica número dois é outro e-Book gratuito MANIFESTO: A REVOLUÇÃO DO CONTEÚDO, disponível no site marketingdeconteudo.com.br.​ Seus autores são os especialistas Rafael Rez Oliveira, Ellien Saccaro e Alex Moraes 

A dica 3 é dar uma navegada no site da ContentTools. Tem muita coisa legal por lá.

A dica 4 são 5  🙂  5 Dicas Para Melhorar o Conteúdo de Sua Startup, do site Startupeando.

E pra terminar um infográfico do Viver de Blog, publicado em 2013 mais ainda super atual e relevante.​

GOSTOU DO POST?

Me diga Quais São Seus Desafios respondendo 5 perguntas rapidinhas do Marketing4Nerds Quiz!
Vou te indicar uma sequencia de conteúdos direcionados ao que você realmente precisa.

Serge Rehem
 

Sou analista de sistemas e há 3 anos me apaixonei pelo Marketing Digital. Em 2014 fundei o Marketing4Nerds.com para ajudar outras pessoas a saírem da sua zona de conforto, ensinando-as como usar a internet para alavancar suas carreiras e negócios. Diferente de muitos "gurus" por aí, não acredito nem vendo o sonho de "ganhar dinheiro fácil até dormindo".