Sua marca no funil de vendas: saiba posicioná-la - Marketing4Nerds

#5em30 Webinário GRÁTIS

Como fazer #5em30 faturando pelo menos R$10 mil todo mês com poucos clientes e SEM dor de cabeça.
Assista e descubra o ERRO #1 dos iniciantes no Empreendedorismo Digital e o Caminho mais rápido para construir liberdade e viver seu propósito

Sua marca no funil de vendas? Veja como posicioná-la

Quem trabalha com marketing digital já sabe que relacionamento é tudo. A questão é que enquanto no inbound marketing acontece uma resistência até mesmo em falar o nome da marca antes do estágio da consideração, outros gurus do marketing dão a entender que é para sair oferecendo produto para todo mundo que passar na porta da loja. Neste artigo, falaremos um pouco sobre sua marca no funil de vendas.

Sim, você deve estar preparado para os mais diversos tipos de abordagens. Eles variam de acordo com o ponto que o seu potencial cliente se encontra no processo de compras. Entenda de vez porque topo, meio e fundo de funil são referências para as suas estratégias e melhore seus resultados. Boa leitura!

Gere visibilidade para um público anônimo

Topo do funil representa o início da jornada do cliente

Quem está no topo do funil é o público geral. Nesse estágio a pessoa provavelmente ainda não tenha ouvido falar sobre a sua empresa. Então, é hora de lançar estratégias com manchetes irresistíveis. Aqui você precisa entender que o usuário talvez ainda nem tenha consciência do problema (ou dor) que precisa ser resolvido.

As ações de marketing digital desenvolvidas para esta etapa tem um objetivo: gerar visibilidade. Por isso, nas estratégias de marketing de conteúdo, existe uma preocupação em não espantar o usuário nesta fase, o que faz muito sentido. Por isso, é comum alguns especialistas falarem para nem citar o nome da empresa. Ou seja, a presença da marca no funil de vendas nem sempre é uma exposição evidente.

Opiniões a parte, o importante é entender que seu possível cliente acabou de conhecer a empresa. Imagine que você sente uma dor de cabeça e decide ir ao médico para descobrir o que tem, mas chegando lá, antes mesmo da consulta, a junta médica já decide que você precisa passar por uma cirurgia. Qualquer um sentiria insegurança e fugiria do lugar na primeira oportunidade.

O processo de vendas on-line também precisa desta fórmula: saber como agir para não ser invasivo, usar técnicas muito agressivas e acabar espantando o cliente. Para isso, procure responder dúvidas sobre:

  • o que é;
  • quais são as vantagens;
  • como escolher;
  • prós e contras.

Seja mais interessante para seus conhecidos

Uma vez interessado nos seus conteúdos, é possível que a pessoa se cadastre na sua lista de e-mails. Agora aquele leitor ou espectador que era apenas um curioso se transforma no seu lead. Neste estágio é o momento de nutrir seu lead com muito conteúdo de qualidade. Portanto, mostrar para ele a autoridade e posicionamento da marca no funil de vendas ao mesmo tempo em que aprofunda um pouco mais sobre os assuntos.

Neste segundo estágio, também conhecido como meio do funil, o prospect já percebeu qual é a sua dificuldade e até começa a fazer pesquisas sobre como resolver a situação. Por exemplo: uma pessoa decide ter mais tempo e trabalhar com o que gosta. Em um segundo momento, essa pessoa decide que a sua vida profissional precisará estar em sintonia com os planos — ela está no meio do funil.

Então, ela pode encontrar soluções como:

  • entrar para um grupo de meditação e ter paz interior em qualquer situação;
  • participar de um processo de coaching;
  • virar um empreendedor digital.

Você deve ter percebido que as opções são bem diferentes. É porque pode acontecer do lead perceber qual é o seu problema, mas isso não significa que ele está seguro da melhor opção. Então, apostar em conteúdos mais aprofundados, que ensinem algo que possa ser aplicado e que os benefícios sejam percebidos é essencial. Podcasts, e-books, infográficos e vídeos tutoriais são excelentes para ajudar o prospect a caminhar pelo funil.

Use a intimidade da marca no funil de vendas

À medida que a relação vai esquentando, o contato se torna um lead quente ou lead qualificado. Trocadilhos à parte, essa hora é aquela em que o potencial cliente já entende sobre o problema que tem e está buscando soluções. É nessa hora da jornada do cliente que a concorrência fica muito clara também, normalmente as comparações estarão relacionadas ao valor do investimento e possibilidades de retorno.

E se seu lead quer saber o preço, ninguém melhor do que você para falar disso, usando páginas de vendas fantásticas, com copys de alta performance. Assim, aqui já começam a aparecer as ofertas e contatos de vendas prá valer. E é nessa hora que a automação do funil de vendas ajuda a quebrar objeções e colhe seus resultados: as conversões.

Ao longo de todo o processo o funil serve para automatizar e escalar o contato da sua empresa com possíveis clientes. Nessa hora, o timing certo vale dinheiro, literalmente. Com o funil você pode criar estratégias para fazer uma sequência de contatos a partir de uma ação do lead (como ler um email ou clicar em um link). Portanto, é importante destacar também que nem todos os leads vão entrar no topo do funil e pode ser que eles não façam o mesmo caminho no funil de vendas. 

Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Imã demonstrando o poder da conversão no funil

Atraiu, educou, VENDEU! Agora você tem um cliente. Querido e valioso, nesse ponto do funil a pessoa já conhece bem a sua empresa, a ponto de confiar na solução que você ofereceu e ter concluído a compra. Atenção, porque o trabalho não pode parar por aqui. Então, é muito importante saber engajar este público, garantir o sucesso do cliente e estar atento à opinião do consumidor para ter um processo de melhoria contínua.

Além disso, manter um cliente (e fazer novas vendas) é mais fácil do que conquistar novos clientes. Seus clientes satisfeitos também podem gerar indicações e depoimentos. Nessa etapa, você pode caprichar em vídeos explicando detalhadamente como usar o produto, ofertas direcionadas para este público e ter um suporte especializado.

Entenda a importância da marca no funil de vendas

Viu como você pode criar estratégias fantásticas para destacar sua marca no funil de vendas? Para isso, basta entender em que momento seu potencial cliente está, dessa forma, você entrega materiais que ajudam ele a tomar consciência do problema. Essa estratégia aumenta a autoridade e engaja o público, facilitando seus resultados com a automação de vendas.

Este material foi desenvolvido numa parceria entre o Marketing4Nerds e a plataforma Orbit Learn. Para entender mais como aumentar as conversões, conheça os 6 maiores mitos sobre o funil de vendas e otimize seus resultados!

Compartilhe

GOSTOU DO POST?

Acompanhe a Nova Série Gratuita: O 80/20 do Marketing Digital e Vendas

Clique no botão e entenda o ESSENCIAL Que Você Precisa Fazer Para Alcançar Resultados EXTRAORDINÁRIOS.

Karine Souza