AULA ON-LINE 100% GRÁTIS

Como Ser Pago Para Criar e Vender Seu (Info)Produto do ZERO Em Até 30 Dias SEM Cair na Conver$a dos “Gurus” do Marketing Digital

Assista a aula gratuita e receba um Incentivo Especial para você iniciar hoje mesmo!

7

Guia: Como Construir Sua Lista Durante um Lançamento de Produto (Aprenda a Configurar 3 Tipos de Geração de Leads)

 

Esta é uma tradução livre minha (com uma pequena ajuda do Google Translator, tenho que confessar :P) de um post excelente do Shane Melaugh publicado no site IMImpact.com, que explica muito clara e didaticamente 3 formas de capturar emails para sua lista, algo que já sabemos ser de fundamental importância nesse mundo do internet marketing.

Como é um post focado na realidade americada, ao longo do texto fiz algumas observações em itálico. Ao final, também faço umas considerações finais mais adequadas à nossa realidade.

Serge Rehem –Marketing4Nerds

O lançamento de produtos são uma das melhores fontes de novos assinantes para a uma lista de e-mail. Sempre que um produto for lançado ou relançado, isso significa conseguir muitos novos leads, altamente valiosos.

Conforme esse post que descreve todo um sistema para a construção de negócios baseadas em produtos, é muito importante configurar direito seu sistema de geração de leads quando você lançar um produto.

Agora você vai descobrir a configuração exata (incluindo ferramentas recomendadas) para os três tipos de geração de leads que você deve colocar no lugar para tirar o máximo proveito do seu próximo lançamento.

 

Sequencia de Produto

Para o propósito deste guia supõe-se que o lançamento do produto é composto de pelo menos um produto gratuito e um produto premium ou assinatura. Normalmente, há várias peças de conteúdo gratuito e premium alinhados em uma seqüência.

Exemplo de uma sequência curta :

short-sequence

Exemplo de uma sequência mais complexa:

complex-sequence

 

Ambos os exemplos são tirados post Impact System, onde você pode aprender mais sobre, bem, tudo o que diz respeito à criação e lançamento de um produto.

Para este post, nós estamos interessados nas partes da seqüência que agregam novos assinantes para a sua lista de e-mail. Independentemente de quantos passos você tem em sua seqüência, os três tipos de geração de leads que você pode configurar são Opt-In Option (Opt-In Opcional)Opt-In Gate (Portão Opt-In) e Product Purchase (Compra de Produto). Vamos começar com o mais simples de todos eles:

 

Opt-In Option

Nesta configuração, você torna o seu conteúdo gratuito disponível para qualquer pessoa e simplesmente convida os visitantes a entrar na sua lista. Isso requer que você adicione um forte apelo à ação para o seu conteúdo. Não basta colocar um formulário de opt-in em sua página e esperar que as pessoas se inscrevam. Em vez disso, declare claramente que a opt-in é o próximo passo a tomar, depois que de sua peça gratuita de conteúdo foi consumida.

A beleza desta configuração é que ele requer orçamento quase zero: tudo que você precisa é de um sistema de e-mail marketing de algum tipo (como Active Campaign, Aweber , GetResponse – inclui e-Goi e MailChimp, etc.) Basta criar um formulário de opt-in, copiar o código e cola-lo na mesma página ou blog onde você está apresentando seu conteúdo gratuito.

Configuração de baixo orçamento: tema WordPress gratuito, video YouTube & form Aweber.

Configuração de baixo orçamento: tema WordPress gratuito, video YouTube & form Aweber.

 

É fortemente recomendado que você inclua um incentivo opt-in a mais – algo que você entrega para seus novos assinantes em troca de se inscreverem. Ele não tem que ser algo grande, um pequeno brinde vai funcionar. Na verdade, você pode até mesmo reformular  o conteúdo gratuito que você já está oferecendo no funil. Por exemplo, poderia ser um mapa mental em PDF que visualiza os conceitos que foram explicados em seu vídeo grátis. Com muito pouco trabalho extra, você pode aumentar significativamente a taxa de conversão que você consegue em sua página de captura.

Aqui está como o funil Opt-In Option se parece:

opt-in-option-setup

Opt-In Gate 

Nesta configuração, os visitantes precisam de opt-in antes de começar a ver o seu conteúdo gratuito. Esta é a única diferença para configuração Opt-In Option, mas em termos técnicos isso faz uma grande diferença.

Para fazer o Opt-In Gat funcionar você precisa de dois componentes:

  1. Uma boa página de captura com um prova saborosa de seu conteúdo gratuito (você precisa fazer as pessoas quererem, antes de chegar a vê-lo).
  2. Um bom processo que forneça rapidamente o conteúdo prometido, assim que o visitante se inscrever.

Aqui está um exemplo de como poderia ser a página de captura do seu Opt-In Gate:

landing-page-example

Um página de opt-in simples mas efetiva. O exemplo é baseado na landing page de um dos os produtos gratuitos do IMImpact.com

 

Enquanto você poderia simplesmente entregar o conteúdo gratuito via e-mail, é recomendável que você configure uma página de destino que contenha o conteúdo gratuito. Em outras palavras, você tem uma página de captura para conseguir a lead (capturando seu e-mail), e em seguida um outra página para entregar o produto gratuito que você prometeu.

Para o lançamento de um produto, ter uma página de captura é essencial, porque ela dá a seu público uma maneira fácil de conectar-se, compartilhar e voltar para o seu conteúdo gratuito e a sua oferta.

Uma conteúdo apresentado em uma bela página também tem um valor percebido significativamente maior  do que em um e-mail (e-mail geralmente é algo que queremos receber menos, enquanto a nova bondade brilhante na internet é algo que queremos mais).

Uma vantagem da configuração Opt-In Gate é que ele libera o seu apelo à ação (Call To Action – CTA). Os visitantes já se inscreveram no momento em que veem o seu conteúdo gratuito, assim você pode chamá-los para compartilhar socialmente e trazer mais tráfego. Quando você faz isso, você pode aumentar ainda mais o crescimento da sua lista ligando seus botões de compartilhamento social à página de opt-in, em vez da página de conteúdo grátuito. Você também pode usar um sistema como o WP Sharely para aumentar ainda mais a quantidade de ações geradas.

Aqui está a configuração do Opt-In Gate:

 

opt-in-gate-setup

Esta configuração pode envolver uma ou várias peças de conteúdo gratuito.

Seguro o suficiente?


Você pode bloquear o seu conteúdo gratuito de tal forma que é difícil ou quase impossível para qualquer um ver sem primeiro se inscrever para o seu mailing list. Você poderia usar redirecionamentos de cookies ou mesmo exigir o login. Como você pode dizer, a minha configuração recomendada não tem essas medidas de segurança. A única coisa que faço é definir as páginas de conteúdo gratuito para "noindex", para que eles não aparecem nos resultados da pesquisa (a maioria). A página de opt-in é o que você vai promover, mas se alguém sabe o link direto para o seu material gratuito, poderá facilmente contornar o passo do opt-in ...

... E isso está tudo bem pra mim. Tenha em mente que as pessoas estão olhando para o seu material de marketing. Claro, é bom se você obter a lead em primeiro lugar, mas se as pessoas querem compartilhar o link direto ou se eles se sentem espertas por descobrir como obter diretamente para a sua página, deixe-os. Na prática, não é visivelmente impactante no número de assinantes que você obtém e isso só significa que mais pessoas estão assistindo e ficando interessados em seu lançamento.

Compra de Produto

Quando alguém compra seu produto, ele também pode se tornar um assinante. Infelizmente, este é o passo que na maioria das vezes sai horrivelmente errado. Como sempre, você quer garantir um processo suave e você quer certificar-se de seus novos assinantes sabem o que está acontecendo e o que esperar.

O pior cenário é quando os seus novos clientes fazem uma compra e depois são enviados para uma página onde eles precisam se inscrever ou registrar. Shane já viu isso levado a um nível absurdo onde comicamente a seqüência foi: enviar informações de pagamento -> se inscrever (para a lista de e-mail) -> registrar (fazer o login e acessar o produto), efetivamente  pedindo para preencher três formulários muito semelhantes em sequencia.

Tudo se resume a isto:  Não peça a seus clientes para enviar várias vezes as mesmas informações. Use um sistema de membros (membership system) que integre adequadamente o seu serviço de pagamento com a sua lista de e-mail. Use um serviço como Zapier ou IFTTT para criar a integração se ainda não existir nenhum, ou contrate alguém para construir uma integração personalizada (Nota: As principais ferramentas de pagamento usada no Brasil – como PagSeguro, BCash, MoIP, PayPal, HotMart – possuem mecanismos para este fim) 

A configuração básica da Product Purchase é assim:

product-purchase-1

Uma configuração um pouco mais avançada do processo de compra envolve coletar primeiro as informações de contato do cliente e depois adicioná-lo em sua lista de e-mail (antes da compra ser concluída). Isso te permite detectar o abandono do carrinho de compras (quando alguém inicia compra mas para antes de concluir o pagamento) e entrar em contato posterior. Do ponto de vista do cliente, tudo ainda deve ser um único processo bem simples.

Em ambos os casos, o novo cliente é enviado diretamente para uma página de confirmação a partir da qual eles podem logar e acessar o produto recém-adquirido. É também recomendado que a primeira coisa a mostrar aos novos clientes depois que entram é um vídeo de boas-vindas que os informa sobre o que esperar e quais são os próximos passos a tomar.

 

 

Ferramentas Recomendadas

O que exatamente você deve usar para criar um funil construção de lista eficaz? Seria ótimo apenas te dar uma pequena lista de duas ou três ferramentas que são “as melhores”, mas na prática as coisas tendem a ser um pouco mais complicadas. O básico que você precisa é de um CMS para criar suas páginas, uma ferramenta de e-mail marketing para gerenciar os assinantes e as mensagens de correio eletrônico e um sistema de membros e entrega do produto (para a parte da compra do produto).

Aqui está o problema: as ferramentas que você utilizar para as diferentes partes do seu funil precisam trabalhar juntas e eles nem sempre fazem isso. Então, se você pode pagar um desenvolvedor para construir as integrações personalizadas para você, você não tem realmente uma escolha livre entre todas as ferramentas disponíveis. Com isso em mente, aqui está a minha visão geral de recomendações.

CMS / Páginas

Para suas páginas de destino, a escolha se resume a qualquer WordPress ou LeadPages. LeadPages é um grande produto (se você quiser saber mais sobre ele, confira a opinião do Shane), mas a recomendação número um vai para usar o WordPress em combinação com Thrive Themes e o Thrive Content Builder. Nota: Essa é a recomendação do Shane, a minha você vai ver ao final do post!

Claro, isso é uma recomendação tendenciosa, porque Thrive Themes é o meu negócio, mas não é uma recomendação razoável porque os Thrive Themes foram construídos especificamente para ajudar a criar páginas de destino eficazes e sites de marketing. Você pode ver como é fácil de fazer, neste replay de webinário.

Qualquer que seja a solução que você escolher, você vai ser capaz de usá-lo para criar todas as páginas necessárias para qualquer uma das três configurações ilustradas acima.

Sistema de E-mail Marketing 

Para um sistema de e-mail marketing, as recomendações do Shane são Active Campaign, Aweber e GetResponse .

Active Campaign é fantástico por causa dos muitos recursos de automação de marketing se orgulha, mas tem a desvantagem de não ser tão amplamente suportada como as outras duas soluções. Aweber e GetResponse são ambos sistemas mais básicos (com GetResponse sendo um pouco mais avançado), mas você vai descobrir que quase todos os sistemas que tem alguma coisa a ver com o e-mail se integram com um ou ambos destes serviços.

Site de Membros / Entrega de Produtos

A pequena lista de recomendações do Shane para a entrega de seus produtos e integração com soluções de pagamento é: Digital Access Pass, Paid Memberships Pro e MemberMouse .

Todos os três são soluções baseadas em WordPress que foram usadas ou testados por ele. Nenhum deles é perfeito, mas todos eles são um nível acima do resto, de uma forma ou de outra.

 

Conclusão

A configuração mais eficaz é uma combinação de Opt-In Gate e da Product Purchase. É assim que o Shane lança a maioria dos seus produtos: ele cria uma seqüência de lançamento com um Opt-In Gate para o lançamento de um tempo limitado. Depois disso, novas leads serão adicionada principalmente via compras de produtos. O conteúdo gratuito a partir do lançamento pode ser readaptadas como um incentivo para opt-in e anunciado no blog (se o seu produto tem um blog).

O primeiro método, Opt-in Option, é menos eficaz, já que você verá conversões mais baixas. A vantagem é que é mais fácil de configurar. Momentum é muito importante no mundo dos negócios, por isso é geralmente melhor criar algo “bom o suficiente” e lançá-lo agora do que atrasar na esperança de criar o funil de lançamento perfeito. É por isso que ele incluiu a configuração Opt-In Option: Ele não é perfeito, mas é a configuração “sem desculpas”. Configurar agora, iniciar seu lançamento e depois se preocupar com a criação do funil perfeito, quando você triver todo o dinheiro do seu lançamento para gastar com ele.

Se você tiver alguma dúvida ou pensamentos para compartilhar, por favor, deixe um comentário abaixo! Além disso, não se esqueça de compartilhar este post se você encontrou valor nele.

 

Pós-Conclusão (se é que isso existe…) 

A construção de listas de e-mail e a criação de relacionamento sincero com as pessoas que estão nela são uma regra fundamental do internet marketing.

Se você ainda não está convencido disso, assista agora a Regra #1 de Internet Marketing Utilizada Por Todos os Gurus da Atualidade… E Que Você Não Pode Ignorar!

Agora vou deixar aqui as minhas recomendações sobre as ferramentas, cujos links você obtém no menu Ferramentas mais acima.

CMS é WordPress. Ponto.

Ferramenta de e-Mail Marketing, eu escolhi e-Goi (link afiliado), mas também consideraria o MailChimp.

Ferramenta para criação de páginas, funis de lançamento e site de membros: OptimizePress (link afiliado), sem dúvida alguma!

Se você quiser ver essas 3 ferramentas funcionando de forma integrada, justamente da forma que Shane recomenda, e ainda acessar uma planilha comparativa mostrando como você pode economizar nas suas escolhas, veja a página Economize Tempo e Dinheiro com Ferramentas de Internet Marketing.

Pra terminar, caso você se interesse sobre Funis de Venda, fica aqui a dica de outro artigo do Ryan Deiss,  do site Digital Marketer (que vale muito apena acompanhar!).

Customer Value Optimization: How to Build an Unstoppable Business

Este é um dos melhores artigos que li sobre internet marketing desde novembro de 2013, quando comecei a estudar o assunto…

 

Compartilhe

GOSTOU DO POST?

Então tá na hora de entrar em campo e AGIR! Só estudando você não chega a lugar nenhum.

Clique no botão e vou te ensinar o PRIMEIRO PASSO que você precisa para vender pela internet.

Serge Rehem
 

Sou analista de sistemas e fundador do Marketing4Nerds e Escola Bitcoins, apaixonado por aprender, praticar e disseminar conhecimentos de formas simples, objetiva, didática e sincera. Diferente de muitos "gurus" por aí, não acredito nem vendo o sonho de "ganhar dinheiro fácil até dormindo". Gosto ensinar coisas complicadas de um jeito simples, para que todo mundo entenda.