Blogar ou Não Blogar, Eis a questão… (ou “Quem precisa de um blog?”)

serounaoser

Vamos falar de blog.

A maioria absoluta dos marketeiros digitais que tenho acompanhado coloca como fundamental a necessidade de começar com um blog, criar conteúdo, atrair audiência e converter em vendas.

Neste post vamos questionar se isso é realmente necessário.

Se você tem um blog meio paradão, está em dúvida se deve ou não criar um blog novo, isto pode te interessar.

Caso contrário, melhor parar por aqui e nos vemos numa próxima oportunidade 😀

Promoção de produtos e serviços próprios ou de terceiros (afiliados), venda de espaços para anúncios, criação de posts patrocinados, troca de links, produção de vídeos, entrevistas, existem várias formas em potencial de criar posicionamento e ganhar dinheiro com blogs individuais e corporativos.

Na internet tá cheio de gente falando e vendendo treinamento sobre isso… 

Eu tenho certeza que você conhece algumas pessoas que tem blog.

Talvez você também tenha um.

Então me responda…

Algumas dessas pessoas realmente ganha dinheiro de verdade com blog?

Se fosse tão fácil assim eu deveria estar rico, pois mantenho 3 blogs* desde 2008 e até hoje nunca ganhei nem um centavo só ganhei US$11.74 (na hora que estava escrevendo isso lembrei que durante um tempo eu habilitei espaços para anúncios AdSense, fui ver a conta tinha essa fortuna de saldo!).

Foram ao todo 313 postagens (nem todas minhas) e 175.759 visitas **.

Não sei se isso é muito ou pouco.

O fato é que eu nunca bloguei pensando em grandes audiências nem grana (nunca tentei vender nada), simplesmente queria me expressar, compartilhar conhecimentos e tentar ajudar algumas pessoas.

Mas a verdade é que eu nunca me preocupei de fato se o que eu estava escrevendo era o que as pessoas estavam a fim de ler. Mas era o que eu estava a fim de dizer.

Nunca foquei em SEO, não registrei domínios próprios, não investi em páginas de Sobre, não busquei integração com mídias sociais.

Nunca foquei construção de listas de e-mail e criação de relacionamento com as pessoas que acessam o meu conteúdo.

E até hoje isso nunca havia sido um problema pra mim.

Então, voltemos à questão fundamental deste e-mail:

 

Blogar ou não blogar?

Vejo 2 alternativas:

(1) Se você quer simplesmente se expressar e não está muito preocupado em audiência ou vendas,blog SE e QUANDO quiser, simples assim.

Existe uma grande chance de você eventualmente perder a motivação e deixar seu blog abandonado de tempos em tempos. Aconteceu comigo. Acontece com a maioria absoluta do milhares de blogs que existem espalhados na web.

(2) Se você pretende criar ou ampliar negócios on-line, eu acho que em algum momento você vai precisar de um blog.

Só que você NÃO PRECISA começar com um! Na verdade, existem pessoas que acreditam que BLOG SÃO A PIOR MANEIRA DE COMEÇAR UM NEGÓCIO ON-LINE.

Se você está no grupo 2, bem vindo ao time!

A sua decisão agora não é mais SE, mas QUANDO pretende criar ou reformular seu blog.

Pra te ajudar nessa decisão, sugiro fortemente que dê uma olhada nesse post/video do Bruno Picinini, do Empreendedor Digital, que fala da ARMADILHA BLOG. Ele é da corrente que defende que blog é a pior maneira de começar. Acesse para saber o que é porque ele acha isso (e eu concordo!):

==> http://www.empreendedor-digital.com/blogs-nao-prestam

Se você acredita que precisa de um blog IMEDIATAMENTE, você deve ver esse vídeo (em inglês) do Derek Halpern. Ele defende (e justifica) que a prioridade número 1 do seu blog/site deve ser construir lista de e-mail (A essa altura, para aqueles que estão acompanhando o Marketing4Nerds.com, eu não preciso mais explicar a importância disso, né?)

==> Why You Need To Build An Email List NOW

 

E agora, pra onde eu vou?

Se você quer aprender mais sobre Mail Log e começar HOJE, veja o post Mail Log: A Maneira Mais Fácil de Conseguir FOCO e Começar de Verdade no Mundo do Internet Marketing em Apenas 5 Passos (E Sem Precisar de um Blog!).

Se você ainda assim quer criar ou melhorar seu blog, veja Seu Blog no Caminho Certo: 8 Dicas Para Você Não Derrapar Na Curva!

 


* os 3 blogs que citei
http://bazedral.blogspot.com sobre colaboração, empreendedorismo e inovação
http://javabahia.blogspot.com, do grupos do usuário Java da Bahia, do qual fui lider durante uns anos
http://sergerehem.blogspot.com, o meu blog pessoal…

** de onde tirei esses números…

blogserge

Compartilhe

GOSTOU DO POST?

Então tá na hora de entrar em campo e AGIR! Só estudando você não chega a lugar nenhum.

Clique no botão e vou te ensinar o PRIMEIRO PASSO que você precisa para vender pela internet.

Serge Rehem
 

Sou analista de sistemas e fundador do Marketing4Nerds e Escola Bitcoins, apaixonado por aprender, praticar e disseminar conhecimentos de formas simples, objetiva, didática e sincera. Diferente de muitos "gurus" por aí, não acredito nem vendo o sonho de "ganhar dinheiro fácil até dormindo". Gosto ensinar coisas complicadas de um jeito simples, para que todo mundo entenda.