QUER CONSEGUIR CLIENTES?

Crie uma Legião de Fãs pela internet e aumente suas vendas. Isso não é sonho, é estratégia.

Assista vídeo gratuito e receba um incentivo especial para você dar seu primeiro passo hoje mesmo!

3 Coisas Que Você Deve Aprender a Dominar em SEO

Por: Rui Sousa

Se você está pensando em criar uma empresa de marketing digital para trabalhar em casa, com o intuito de se tornar uma empresa líder no mercado, tenha em mente que é preciso dominar algumas coisas básicas!

Uma delas é o SEO! Mas o que é SEO?

Search Engine Optimization ou abreviando – SEO, é um conjunto de regras que podem ser seguidas pelos proprietários do site (ou blog) de modo a otimizar os seus sites nos motores de busca e, deste modo, melhorar a sua posição nas pesquisas.

Além disso, é uma ótima maneira de aumentar a qualidade dos seus sites, tornando-os fáceis de utilizar, mais rápidos e mais fáceis de navegar.

Porque é que o SEO é importante?

No mercado competitivo de hoje, o SEO é mais importante do que nunca. Os motores de busca atendem milhões de usuários por dia a procura de respostas para as suas perguntas ou soluções para os seus problemas.

Trocando em miúdos: Se você aparecer na primeira página de busca do Google dentro do seu segmento de negócio, vai vender mais!

Para tal há habilidades importantes que um especialista de SEO bem-sucedido deve ter para começar. Aqui ficam três das mais importantes!

1. Boas habilidades de escrita

Um futuro brilhante para alguém que procura fazer SEO está, sem sombra de dúvidas, vinculado ao quão bem consegue produzir conteúdo digital de qualidade.

Hoje em dia a tendência é ter uma maior preocupação com o aspecto visual e estilo do blog, no entanto um blog resume-se a capacidade de criar conteúdo original e autoral.

Diz-se que o “conteúdo é o rei”, e no mundo do SEO é mesmo!

Pois o Google e os outros motores de busca dão cada vez mais importância aos algoritmos de qualidade, e conteúdo autentico do site.

Para que um site fique bem classificado nos resultados dos motores de pesquisa, as equipas de SEO devem fornecer conteúdo continuo em várias formas:

  • Posts de blog;
  • Posts em blogs convidados;
  • Comentários em blogs;
  • Micro posts no Google+ (2 a 3 parágrafos sobre um determinado assunto, incorporando palavras-chave);
  • Facebook e outras redes sociais.

Além deste tipo de conteúdo, os iniciantes em SEO também precisam de ter a capacidade de escrever e-mails de qualidade para comunicar com blogs e sites de noticias.

Fazer parcerias através do e-mail é parte significativa de um trabalho pela internet e irá garantir que o seu conteúdo não será desperdiçado. Ou seja, quanto mais sólidas as suas capacidades de escrita, mas fácil será comercializar um site e criar conexões na internet.

2. Bons conhecimentos das redes sociais

Outra competência crucial que as empresas e agencias digitais procuram é a experiencia nas redes sociais.

Se você já é ativo ou competente quando se trata de Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, é um ótimo começo!

Ter uma estratégia social é essencial na construção de relações interativas e de confiança com os seus clientes.

A sua rede pessoal de conexões irá beneficiar bastante a sua empresa. É importante partilhar links, posts de blog e eventos da empresa na sua página pessoal e na dos seus funcionários.

Os motores de busca colocam cada vez mais peso sobre o conteúdo interativo, influente e novo de um site, ou seja, têm em conta a atividade das suas redes sociais.

Quantos mais sinais (signals) sociais uma página envia para os motores de busca (“gosto” no Facebook; “+1” no Google+; “Pin” no Pinterest) maior a probabilidade de aparecer nos resultados da pesquisa, pois ficará acima daqueles que não são tão ativos quando se trata de redes sociais.

Uma plataforma a considerar é o Google+ , muitas empresas não incluem esta plataforma na sua estratégia de redes sociais mas, à medida que a plataforma continua a adicionar novos usuários e a inovar, um perfil comercial ativo no Google+ desempenhará um papel importante para ajudar os usuários a compartilhar e descobrir marcas e produtos.

Do ponto de vista comercial, o Google+ não é apenas um lugar para postar e comentar, mas também para colocar informações de eventos, locais de negócios e avaliações, videochamadas em tempo real através do Hangouts e possui layouts de fotos atrativos.

Principais plataformas a dominar:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Google+;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Pinterest;
  • StumbleUpon.

3. Interpretação Analítica

Se você é bom a fazer análises na web, já está no negócio, principalmente se entender de Google Analytics!

Os números por detrás do site e o seu tráfego são a força maior por trás das estratégias e decisões das equipes de marketing, pois o marketing on-line é um eclipse do marketing tradicional.

Se faz SEO em casa, o relatório será uma parte essencial para cada campanha de SEO. Aqui pode não só medir o tréfego do site como um todo, como pode também detalhar e ver quem visita o site, como chegaram até ele e quais as páginas com mais visualizações.

Deve aprender a:

  • Agregar por dados demográficos dos visitantes;
  • Medir o tráfico de referência;
  • Quais canais representam a maioria das conversões e receitas;
  • Monitorizar a atividade das redes sociais;
  • Determinar o valor de palavras-chave especificas;
  • Medir a pesquisa paga e exibir o sucesso de uma campanha publicitária;
  • Gerir alertas do Google (se utilizar o Google Analytics).

Embora o Google Analytics não seja a única ferramenta de análise é, definitivamente a mais popular.

Existem diversos tutorias que poderão te ajudar a entender como funciona o Google Analytics rapidamente. Se quiser ter uma motivação extra, torne-se certificado pelo Google Analytics passando no teste de Qualificação Individual do mesmo (GAIQ)

Existem várias habilidades que ajudam um especialista de SEO a ser bem-sucedido. Depois de dominar estas três, as habilidades técnicas devem ser fácies de adquirir com o trabalho no dia-a-dia.


Rui Sousa é um dos fundadores do Blog Canal Digital de Portugal, um blog onde ensina e partilha as suas experiências em marketing digital.

Com mais de 6 anos de experiencia na área, hoje em dia trabalha como consultor de marketing digital para diversas empresas.

Nota* Esta é a primeira vez que o Marketing4Nerds recebe a colaboração de um site fora do Brasil 🙂

Compartilhe

GOSTOU DO POST?

Então tá na hora de entrar em campo e AGIR! Só estudando você não chega a lugar nenhum.

Clique no botão e vou te ensinar o PRIMEIRO PASSO que você precisa para vender pela internet.

Serge Rehem
 

Sou analista de sistemas e fundador do Marketing4Nerds e Escola Bitcoins, apaixonado por aprender, praticar e disseminar conhecimentos de formas simples, objetiva, didática e sincera. Diferente de muitos "gurus" por aí, não acredito nem vendo o sonho de "ganhar dinheiro fácil até dormindo". Gosto ensinar coisas complicadas de um jeito simples, para que todo mundo entenda.

-- AULA ON-LINE 100% GRÁTIS --

Como Ser PAGO Para Criar e Vender Seu (Info)Produto do ZERO em Até 30 Dias    

Assista a aula e aproveite o INCENTIVO ESPECIAL para você COMEÇAR  HOJE MESMO!